Abraham Lincoln - Caçador de Vampiros

Abraham Lincoln 
Caçador de Vampiros
Seth Granhame-Smith
Editora Intrínseca
Páginas 330



Indiana, 1818. Sob o luar que se insinua por entre a densa floresta, uma pequena cabana se destaca. Dentro dela, Abraham Lincoln, com apenas nove anos, está ajoelhado ao lado da cama em que a mãe agoniza, acometida do que os antigos chamam de "doença do leite".
"Meu pequeno bebê...", sussurra ela antes da morte.
Anos mais tarde, o magoado Abe descobriria que o mal que vitimou sua mãe foi, na realidade, obra de um vampiro.
Então, quando a verdade se revela ao jovem Lincoln, ele registra em seu diário:"minha vida será rigorosamente estudar e me dedicar. Aprenderei tudo. Tornarei-me um guerreiro maior que Alexandre. Minha vida terá um único propósito". Dotado de impressionante altura, força e habilidade com a machadinha, Abe traça um plano de vingança que acabará por levá-lo à Casa Branca.
Apesar de Abraham Lincoln ser gloriosamente lembrado pela unificação dos Estados Unidos e pela libertação de milhares de escravos, sua admirável luta contra as forças dos mortos-vivos permaneceu esquecida por mais de uma centena de anos. Até Seth Ghanhame-Smith deparar com o Diário Secreto de Abraham Lincoln - e se tornar a primeira pessoa em mais de 140 anos a ter acesso em seu conteúdo.
Tornando esse diário como guia, e inspirado pelo impressionante estilo biográfico de Doris Kearns Goodwin e David McCullough, Seth reconstitui a história real do maior presidente da história norte-americana e desvenda todos os segredos da Guerra da Secessão, além de revelar o papel crucial que os vampiros desempenharam no nascimento, na ascensão e no (quase) declínio dos Estados Unidos.


Bom, tive um sentimento meio conturbado com este livro, confesso que no começo não estava me prendendo, não que não estivesse gostando, mas era uma leitura que não me dava prazer. Pois, em uma leitura quero entrar na história, quero sentir as emoções dos personagens, seus dramas, suas ânsias. Mas esta história não tem esse poder.

Então até chegar ao meio do livro, não tinha me apegado a história, mas nas próximas páginas, isso mudou, comecei a ter mais interesse, queria lê-lo mais e mais para saber o desfecho.
É claro que recomendo este livro, pois é a biografia de Abraham Lincoln - Abe -, que mistura vida real com ficção.

Como eu não sabia da vida dele, fiquei confusa em alguns pontos do livro, mas quando acabei a leitura, fui logo pesquisar sua biografia e vi que tudo batia, menos as histórias de vampiros, é claro.

No começo podemos ver que Seth, o autor do livro é um personagem, um escritor frustrado, que não conseguiu terminar nenhum de seus livros, e que não aparece mais, depois da introdução. Henry - um vampiro, que foi amigo de Abe - vai até ele e entrega seus diários querendo que ele escreva um livro contando a vida de Abe e dos vampiros.

E aí começa ser contada a vida de Abe, acho que por isso faltou emoção no livro, pois, as vezes, a história é contada como se fosse um livro didático.

Abe sofreu muito, desde criança, perdendo sua mãe tão cedo, e ele tinha um ressentimento com o pai, por não ter salvo a mãe e por ter que trabalhar para ele, pois na época os filhos tinha que trabalhar e até aos 21 anos dar seu dinheiro ao pai.

Ele perdeu várias pessoas queridas, mortas por vampiros, então ele resolve caçá-los, principalmente após a morte de sua mãe. 

Abe era um bom contador de histórias, herdou essa qualidade do pai, e com isso conquistava as pessoas, ele não era um homem bonito e nem elegante, era um homem grande e forte, que vestia calças onde apareciam suas canelas e que andava de um jeito desengonçado, era um caipira.

Henry salvou sua vida, matando um vampiro para isto, mas Henry era um vampiro, o que deixou Abe confuso, mas eles se tornaram amigos e Henry ensinou tudo o que sabia sobre vampiros para ele, e mostrou que nem todos os vampiros são sem coração, sanguinários e desprezíveis. E como Henry sabia do seu ódio pelos vampiros, ele indicava, através de cartas, quem Abe deveria matar.

Mas Abe nunca compreendeu qual o intuito de Henry fazer isto, já que era sua própria raça, e desconfiou dele várias vezes, fazendo com que o leitor ficasse sempre intrigado esperando que Henry a qualquer momento mataria Abe. Ainda mais, pelas vezes que Abe sonhara que Henry, assassinara sua família, ou a ele próprio, estes sonhos são os momentos de maior tensão do livro.

Não há um romance nesta história, Abe se apaixona por duas mulheres, Ann que foi morta, por um vampiro, antes mesmo que se casassem e Mary com quem ele casou e teve 4 filhos, mas que somente Robert chegou a vida adulta. Ele se apaixona de fato pelas duas mulheres, mas não há detalhes, o que não traz um apego a estes personagens, quando Ann morre Abe fica muito triste, pensa em suicídio, mas isto não é transmitido ao leitor, falta emoção.

Há vários marcos na história dos Estados Unidos, que são contados, a presidência de Abe, guerras entre o sul e norte do país. Abe era contra a escravidão, mas foi difícil convencer os estados de sua abolição, por isso houve a Guerra da Secessão, o sul queria separar os EUA.

Agora o final do livro me agradou bastante, era algo que Henry sempre frisava, sempre oferecia a Abe esta alternativa, e ele nunca aceitou, e no final Henry toma esta decisão, que não poderia ter sido melhor, e que me fez ficar encantada, me fez gostar mais do livro. Eu sei que está parecendo estranho, uma incoerência minha, mas é assim que sinto em relação ao livro, um sentimento de amor e ódio.

A frase final do livro era uma frase que Henry sempre dizia a Abe, e que traz todo o entendimento ao leitor, do que realmente aconteceu com Abe após sua morte.
 "...porque alguns homens são muito interessantes para morrer."


2 comentários:

  1. Por ser uma biografia, achei que o livro foi excelente e não deixou a desejar. As imagens parecem dar ainda mais realidade a toda história e somos levados a acreditar que tudo aquilo aconteceu de verdade. Fechei o livro e me senti realizado com a leitura. Ainda não vi o filme, apesar de já estar sabendo que não segue a risca do livro, porém ouvi vários comentários ótimos sobre o mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não gostei do filme, e imagino que as pessoas que gostarem tanto do filme foi porque não leram o livro, bem gostei das cenas de ação, foram muito bem feitas, mas fugiu totalmente da história.

      Excluir