Lugar Nenhum

Lugar Nenhum
Neil Gaiman
Editora Conrad
Páginas 334



Em 'Lugar Nenhum' Neil Gaiman conta a história de Richard Mayhew, um jovem escocês que vive uma vida normal em Londres. Tem um bom emprego e vai se casar com a mulher ideal. Uma noite, porém, ele encontra na rua uma misteriosa garota ferida e decide socorrê-la. Depois disso, parece ter se tornado invisível para todas as outras pessoas. As poucas que notam sua presença não conseguem lembrar exatamente quem ele é. Sem emprego, noiva ou apartamento, é como se Richard não existisse mais. Pelo menos não nessa Londres. Sim, porque existe uma outra - a Londres-de-Baixo. Constituída de uma espécie de labirinto subterrâneo, entre canais de esgoto e estações de metrô abandonadas, essa outra Londres é povoada por monstros, monges, assassinos, nobres, párias e decaídos - e é para lá que Richard vai.


Lugar Nenhum foi publicado em 1996, o segundo livro de Neil Gaiman, seu primeiro romance.

Richard Mayhew é um homem comum, que trabalha em uma empresa, tem poucos amigos e uma noiva. Uma noiva mandona que comanda sua vida, mas isso não o incomoda ela a ama  e pretendem se casar.

Em uma noite a caminho de um restaurante, Richard encontra uma menina caída na calçada, ferida, mas Jessica, sua noiva, não dá muita atenção a menina. Richard deixa sua noiva sozinha, pega a garota no colo e a leva para casa.

A garota se chama Door, não quer ser levada a um hospital, mas pede a ajuda de Richard, pede que ele faça umas coisas estranhas, a menina conversa com um pombo, depois conversa com um rato e Richard não sabe se a menina é louca, ou ele é que está ficando louco.

Door estava fugindo do senhor Croup e o senhor Vandemar, dois assassinos cruéis, que fazem de suas crueldades suas profissões. Com a ajuda de Richard, o marquês de Carabas, vai buscar Door em sua casa.

Mas algo mudou drasticamente na vida de Richard, no outro dia quando ele levanta atrasado para ir ao trabalho, tudo dá errado. Ele cai, suja e rasga a roupa, não consegue pegar um táxi e quando chega ao trabalho, ninguém dá atenção a ele, sua coisas não estão mais em sua sala e ele acha que esta em um pesadelo. Então decide ir encontrar Jessica, mas fica pior ainda, ela não o reconhece, só lembra seu nome depois de algum tempo, mas não sabe de onde o conhece. Richard pensa que ela está brava pela noite anterior, por ter deixado sua noiva sozinha. Quando volta ao seu apartamento para tomar um banho, pessoas entram em sua casa, Richard sai de toalha no corredor, percebe que estão alugando seu apartamento, ele fica irritado, mas ninguém percebe Richard no apartamento.

Então Richard vai atrás de Door, para encontrar respostas, descobre assim um novo mundo embaixo de Londres, a Londres de Baixo, aonde ele tem que pedir permissão a ratos para poder ficar e quando ele encontra Door, segue com ela, De Carabas e Hunter em uma caminhada para descobrir quem matou a família de Door.

De Carabas é  um homem com um cabelo negro, de pele escura, que usa um grande casaco, ele é inescrupuloso, trapaceiro, mas que deve um favor ao pai de Door. 

Hunter é uma guerreira, uma mulher alta, com cabelos castanhos compridos e pele cor de caramelo, usava roupas de coro colorido, uma mulher linda, que já matou vários guerreiros e animais.

Door é uma garota órfã, que tem o poder de abrir portas, um poder que todos da sua família tinham, de abrir coisas que podem ser abertas, mesmo sem chave, ela está sendo perseguida e precisa descobrir quem matou sua família e o porque.

A história é cheia de coisas improváveis, estranhas, mas é tão bem contada que você passa a acreditar na Londres de Baixo. O autor descreve tudo muito bem, a história é cheia de detalhes. Ele descreve acontecimentos históricos de Londres (verídicos), que se misturam a Londres de Baixo, pois o submundo  é cheio de estações antigas, que levam a lugares atuais, e as cidades se cruzam sempre.

O final é surpreendente, pois estamos acreditando que De Carabas é um traidor, que ele não está ajudando Door, que na verdade ele está interessado em algo, mas o vilão é alguém livre de qualquer suspeita.

Uma fantasia emocionante, com falantes de ratês (pessoas que se comunicam com ratos), ratos que são tratados como superiores, um homem que conversa com pássaros, matadores, guerreira, mulheres "meio mortas" que sugam a vida de outras pessoas, feiras que mudam de lugar, coisas que vivem no vão dos trilhos  e matam pessoas, uma besta - um javali gigante - que vive em um labirinto, uma menina que abre portas, trancadas, sem usar uma chave, o povo do esgoto - que não conversam, se comunicam por sinais e são muito fedidos -, um anjo.

O livro que eu comprei é edição especial, então não tem orelha, achei a capa mais ou menos, mas ela tem haver com a história, as folhas são amarelas, a diagramação é boa, os capítulos são divididos em números, mas tem subcapítulos, que são divididos ou por um espaço, ou por ***, sempre que muda o personagem que está sendo narrado, aparece um subcapítulo.

Eu recomendo muito este livro, não vou dar nota 10 por que algumas coisas ficaram sem repostas e o livro não tem continuação, mas é muito bom, tanto que quero ler outras obras do autor.

        "Dizer que Lugar Nenhum é uma espécie de Alice no País das Maravilhas com uma virada punk não faz justiça ao primeiro romance de Neil Gaiman, mas serve para definir seu tom. Gaiman é mestre na arte de criar e povoar mundos. Em Lugar Nenhum, ele consegue se superar"
Poppy Z. Brite, autora de Plastic Jesus


Nenhum comentário:

Postar um comentário