Documentário: Sequestro

Documentário - Sequestro
Diretor Wolney Atalla
Ano 2012
Duração 94 min.


Durante quatro anos uma equipe de filmagem acompanhou de perto as investigações e táticas até então sigilosas da Divisão Anti Sequestro de São Paulo. Durante esse período, 386 pessoas foram sequestradas no estado, mais de 1500 no Brasil. Entrevistas inéditas com vítimas, sequestradores e policiais de elite, misturadas com emoções de ações policiais, se misturam em um drama da vida na maior e mais aterrorizante cidade da América Latina.


Quando eu assisti, achei que fosse um filme, baseado em história real, mas depois logo vi que era um documentário.
Estou postando ele aqui no blog, porque gostei muito.
Conta a realidade de várias famílias que passaram por um trágico momento em suas vidas, de terem um parente sequestrado.
Mostra o quanto a Divisão Anti Sequestro trabalha, eles ficam até de madrugada, tudo para conseguir preserva a vida da vítima. Ajudam no emocional da família, sempre dizendo que tudo irá acabar bem, ficam na casa da família, acabam criando um vínculo.
Confesso que chorei bastante, pois é algo horrível de se passar, você saber que alguém de sua família está nas mãos de pessoas de índole ruins, que podem matar a qualquer momento.
Para mim a pessoa que mais sofre é quem fica negociando com os sequestradores, porque eles ameaçam matar seu parente a qualquer momento, querem um dinheiro que talvez você nem tenha para pagá-los e sem ao menos a garantia de que eles vão libertar a pessoa.
Para a filmagem, eles tiveram que esperar três anos para conseguirem a autorização para filmar o trabalho da Divisão Anti Sequestro, pois é algo sigiloso, depois ficaram quatro anos acompanhando os casos. Foi um documentário bem feito, cheio de emoções, principalmente os depoimentos de pessoas que foram sequestradas, dentre elas está Wellington Camargo, irmão da dupla Zezé di Camargo e Luciano, e Abilio Diniz.
A historia que fiquei pensando, "Que azar desta mulher", foi o de uma senhora que tinha o carro blindado, e alguém fechou ela em uma curva, ela acabou batendo na porta do carro da pessoa, então ela desceu do carro dela para ver, pagar o conserto, e teve uma arma apontada na cabeça e logo em seguida o sequestro. Nem com o carro blindado, ela conseguiu escapar.
Acho que todos deveriam assistir, saber que não temos segurança em lugar nenhum, que temos de desconfiar de todas as pessoas. É triste mais é a realidade, ainda mais para quem vive na capital de São Paulo.

5 comentários:

  1. Poxa, achei bastante chocante este documentário, mas pela sua resenha percebi também que é muito reflexiva. Ao mesmo tempo que traz imagens reais e fatos reais, também nos emociona e nos alerta. Acho muito importante este tipo de material, para um comunicado e aviso aos "desatentos" e até mesmo uma crítica para a sociedade em que vivemos atualmente, onde violência e corrupção ditam tudo.

    ResponderExcluir
  2. Eu fui uma das vítimas em 2006.....

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente sim! Mas graças a Deus estou aqui para compartilhar né? Eu gostaria muito de ter visto este documentário, mas não consigo baixar...alguém já baixou? Minha mãe disse que tem o depoimento da menina que reconheceu o sequestrador e eu queria muito assistir ao depoimento dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu baixei ele por este site....
      http://www.baixarfilmesdublados.net/baixar-sequestro-nacional/

      Pelo uploaded...

      Excluir