O Guia Definitivo da Saga - A Guerra dos Tronos

A Guerra dos Tronos - 
O Guia Definitivo da Saga
Revista Super Interessante
Editora Abril
Páginas 66
Edição Janeiro/2013

Que eu sou fã das Crônicas de Gelo e Fogo, todos já sabem, não preciso repetir. E quando vi que a superinteressante fez uma edição especial, com um guia sobre A Guerra dos Tronos (colocaram este nome, porque a série da HBO tem o nome do primeiro livro e não o nome da série, pelo menos acho que foi por isto), fui correndo na banca comprar.

Me deliciei com cada página, que começa com o passado, tudo o que ocorreu antes do primeiro livro, que é narrado no ano de 298, essas informações foram tiradas dos próprios livros, que o autor George R. R. Martin, vai nos relatando aos poucos, mas que são tantas coisas que ocorrem que você não tem como lembrar. Como os primeiros homens chegaram a Westeros, a Construção da Muralha, a Invasão dos Ândalos, a formação dos Sete Reinos, a Conquista Targaryen.

O que podemos esperar dos próximos livros, foi bem breve, pois o autor não revela muita coisa, o sexto livro se chamará Os Ventos do Inverno ( isso pode mudar), o autor tem uma previsão para o lançamento em 2014, o livro já irá começar com duas grandes batalhas. O sétimo livro se chamará Um sonho de Primavera (poderá mudar).

A revista traz vários mapas, com as cidades principais e os povos que vivem nelas, mostra o mapa do continente de Westeros, Essos, da cidade de Porto Real e de Bravos, bem detalhadinho.

Logo após, fala das criaturas fantásticas, como gigantes, filhos da floresta, os outros, dragões, kraken. Dos animais que são parecidos com animais pré-históricos, mamute, unicórnio, corvos, zorse (parece uma zebra, mas é do tamanho de um cavalo), lobo gigante, gato-das-sombras, e outros mais.

Quando fala das nove Grandes Casas, Stark, Lannister, Baratheon, Targaryen, Martell, Tyrell, Tully, Arryn e Greyjoy, com suas características, seu brasão, lema, sede. Me lembrou bastante quando Bran, estudava e tinha que decorar as características de cada casa. Nesta parte, achei uma informação que a mim pareceu errada, a revista diz que os descendentes da casa Baratheon tem olhos e cabelos castanhos, mas no livro cita que são negros. Bem, pra mim está informação não está batendo.

Fala das religiões de Westeros e de Essos, do relacionamento dentre as Casas, das intrigas, dos inimigos mortais, das traições, dos aliados. Relata as batalhas, quantos soldados haviam , quem foi o comandante, as casa que disputaram as batalhas e claro, quem venceu.

E para fechar, a série estreada na HBO. Quando os produtores da série David Benioff e Dan Weiss foram conversar com George, ele foi um pouco relutante, disse que seria caro demais, grande e complicado demais, mas após horas, para a nossa felicidade, os produtores convenceram George.

Para quem ainda não leu a série, não imagina o que está perdendo e para quem já leu, tenha a revista, gostei bastante, me esclareceu algumas coisas.

3 comentários:

  1. Eu também teeeeeeeenho *-*. Comprei nas férias mas ainda não li (pode me bater kkkk). Na verdade eu comprei mesmo para me ajudar quando estivesse lendo os livros, afinal deve ser um guia excelente. Espero ler a revista em breve...

    Falando nisso, o que você aconselha? Ler antes dos livros, ler depois dos livros ou ler junto com os livros?

    As imagens, figuras e fotografias são perfeitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que depois que você já estiver lido os três primeiros, pode ler a revista, porque se você ler ela agora, não vai entender nada e não vai ter graça. A revista não tem spoilers, pode ficar tranquilo.

      Excluir
  2. Antes tenho que comentar que adorei a corujinha piscando ali no "Desejo Inquieto", rs. #AmoCorujas

    Estou com tantos livros para ler.
    Um dia quem sabe leio estes (:

    Beijos
    Luizando

    ResponderExcluir