Contos Fantásticos do Século XIX

Contos Fantásticos do Século XIX
Escolhidos por Italo Calvino
Editora Companhia das Letras
Páginas 517




São contos que falam de lendas regionais ou fazem uma crítica ao que o país estava passando naquele momento. Em geral gostei bastante das histórias, algumas bem curtinhas com três páginas e outras com mais de vinte.

Confesso que não li os dois últimos, pois não gostei deles e estava uma leitura arrastada, cansativa, então achei melhor parar.

Estava ansiosa para ler o conto do Edgar Allan Poe, mas foi um conto curto e que não teve nada de fantástico, como ainda não li nada dele, espero ler algo que me faça admirar o escritor, já que várias pessoas falam bem dele.

O conto que eu mais gostei foi, O olho sem pálpebra, de Philarète Chasles. 

A história se passa na Escócia, com uma cultura em que há crenças folclóricas em duendes e fadas. Na noite de Halloween, as pessoas iam para a mata, cantavam e bebiam e quando chegava a meia-noite começavam os ritos, com os jovens para saber se iriam casar, o nome da pessoa, como seria seu/sua companheiro(a). Mas quando Muirland - que já fora casado, mas causou a morte de sua esposa, por ciúme, não que ele tenha a matado com suas mãos, mas seu ciúme a matou - pegou o espelho e acendeu a vela e disse:

-"Mas apareça, minha mulher" 

Ele viu um rosto atrás de si, ficou com medo e quando olhou para seu ombro lá estava aquela cabeça, que o perseguia aonde quer que fosse, ele correu até chegar a uma igreja e lá foi feito seu casamento, com esta mulher que era pálida, com olhos grandes e sem pálpebras, ele queria dizer não, mas não tinha forças e acabou se casando, e a partir deste momento sua tranquilidade acabou.


Um comentário:

  1. Adoro esse tipo de livro de contos, ainda mais sendo contos fantásticos e com uma pitada de fantasia e mistério. Os contos de Poe são os the best. Ele é realmente genial quando se trata de "sombriedade" e suspense.

    ResponderExcluir