Sinal e Ruído

Sinal e Ruído
Neil Gaiman e Dave Mckean
Editora Conrad



Em Londres, um diretor de cinema descobre que está com câncer e tem pouco tempo de vida. Ele estava para iniciar a produção do que seria seu maior filme: a história de um vilarejo na Europa Central durante os últimos minutos do ano de 999 d.C., aguardando a vinda do apocalipse. Agora esse roteiro jamais será filmado. No entanto, ele continua trabalhando na produção em sua mente, fazendo um filme que ninguém jamais verá. Ninguém a não ser você.





É o primeiro livro em histórias em quadrinhos que eu leio, tirando gibi, quando eu era criança.

Sinal e Ruído é uma história dramática, onde um diretor de cinema recebe a notícia de que tem um tumor e que tem poucos meses de vida.

Não nos é colocado o nome desse diretor, somente os pensamentos dele e quando há um diálogo, eles nunca pronunciam seu nome. Mas isso é o de menos.

O diretor estava planejando um novo filme, que para ele seria o melhor filme de todos os que ele já tinha feito. Então ele o foco, pra que fazer um filme que ele não irá conseguir terminar, não poderá assistir.

"O mundo está sempre acabando para alguém."

O filme seria sobre o apocalipse, e a partir daí ele tem várias reflexões sobre o que seria o apocalipse, várias citações da bíblia, sobre o juízo final e na verdade o apocalipse pode não ser o fim do mundo, um julgamento a todos, mas sim o fim de cada um, seu próprio julgamento, sua morte.

"Você só morre de fato quando a última pessoa que o conheceu estiver morta."

Neil Gaiman sabe como prender o leitor em cada página, o diretor sempre sonha com o roteiro do seu filme, ele vê os personagens e acaba escrevendo, isso acaba sendo o único passatempo para ele, pois ele se isola. E as reflexões do diretor, nos faz refletir também, porque temos tanto medo do fim? E quando este fim chegar, será que iremos julgar a nós mesmos, o que visemos ou deixamos de bom para o mundo.



As ilustrações foram de Dave Mckean, com traços de mostram muito bem os sentimentos de cada personagem, principalmente a do diretor.



Faltou mais drama, para uma pessoa que estava a beira da morte, deveria ter sido mais marcante, mais tocante. Foi um pouco curto também, mas não sei se estou sendo justa neste julgamento, pois é o primeiro quadrinho que leio, então fica um pouco difícil de avaliar. Mas recomendo bastante, Neil Gaiman, como já disse sabe prender o leitor.



2 comentários:

  1. Eu ainda quero muito ler esse do Gaiman. Talvez essas suas impressões podem ter sido sim por ser a primeira que você lê uma HQ, mas talvez seja por causa do próprio enredo mesmo.
    Mas com certeza, Gaiman prende e muito. <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que curioso :S
    Um livro em quadrinhos, eu nunca li nenhum. Não pera - gibi conta ? rsrsrs
    Eu ia ler Percy Jackson em quadrinhos, mas acabei mudando de ideia. Adorei essa capa, ela é bem diferente e chama bastante atenção ;D
    Adorei a resenha.

    Besos
    misturandoasmentes.blogspot.com ( comenta? )

    ResponderExcluir