Filme: As Brumas de Avalon

Filme: As Brumas de Avalon
Diretor: Uli Edel
2001
Duração: 3 Horas




O filme é baseado nos livros da série As Brumas de Avalon, mas quando fui pesquisar sobre o filme, soube que foi exibido no formato de minissérie no canal TNT.

Bom não vou falar sobre a sinopse do filme, pois são baseados nos livros. Quem ficar interessado pode procurar no meu blog que tem resenha dos quatro livros.

Eu gostei muito dos livros, pois conta a história de Artur, na visão das mulheres que o rodeavam, sua mãe, Igraine, sua irmã, Morgana, suas tias, Morgause e Viviane e sua esposa Gwenhwyfar.

Bem, mas como em todo filme baseado em livro, e neste não poderia ser diferente, eles mudaram a história. Para que fazer um filme baseado no livro, se vai mudar toda a história. Já está me desanimando assistir adaptações.

Achei o filme muito corrido, claro que foram 3 horas de filme, já que são quatro livros, mas os sentimentos acaba não nos envolvendo, e pra quem não leu os livros, não vai sentir a paixão dos personagens, pois esta história têm muito disso, eles têm um amor intenso, que atravessa barreiras. 

E muitos acontecimentos não ocorreram no tempo cronológico do livro. Não mostra o quanto o padre influenciava Artur(Edward Atterton), o quanto ele era manipulado por sua esposa Gwenhwyfar (Samantha Mathis), o amor que ele tinha por Morgana.



Morgana (Julianna Margulies) não foi um personagem forte, que enfrentou tudo por sua antiga religião, pela Deusa, que foi capaz de deixar tudo, inclusive o amor de sua família para cumprir com seu dever de Sacerdotisa, ela parecia uma personagem coadjuvante. Ficou somente vendo os acontecimentos, ela teve todas as perdas que ocorreram no livro, mas não fez nada.

Já o personagem que mais gostei, e foi tudo e mais um pouco do que eu imaginava, foi o Mordred (Hans Matheson), ele foi muito influenciado por sua tia avó Morgause e criou um ódio, um desejo de vingança, que é muito expressivo no filme, o ator foi fantástico, meu preferido.



E o final, foi totalmente mudado, não sei se por falta de tempo, pois já tinham corrido quase 3 horas de filme, ou por achar que iria ficar melhor, mas não gostei do final, como eles fizeram para mostrar a morte dos personagens do livro, de outra maneira, sem sentido. O final só tem morte, e não te emociona nem um pouco, sendo que no final do livro eu chorei horrores.

Mas depois de tantas críticas eu ainda recomendo que assistam o filme, é gostoso assistir a adaptação de uma obra que você gostou tanto, mesmo que seja para criticar no final.




Um comentário:

  1. Vou te falar a verdade: não tenho a mínima vontade de ver esse filme. :( Já vi tantas críticas negativas que não me dá a mínima vontade. ;/ Mas quem sabe mais pra frente eu veja, não sei.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir